No discurso político de Martin Luther King, mais conhecido por "Eu tenho um sonho" o activista político estadunidense falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. Contudo algumas frases ditas marcaram-me de forma evidente:
"Há quem pergunte aos militantes dos direitos civis: «Quando é que vos ireis dar por satisfeitos?» Não iremos dar-nos por satisfeitos enquanto o Negro for vítima dos horrores inenarráveis da brutalidade policial. Não iremos dar-nos por satisfeitos enquanto os nossos corpos pesados da fadiga e da viagem, não puderem encontrar pousada nos móteis das estradas e nos hóteis das cidades.
Neste pequeno excerto penso que Martin Luther King exprime muito bem que existem demasiadas diferenças entre as pessoas de cor branca e de cor negra. Diz ainda que todos os negros sofriam imenso com a brutalidade policial e que para alem disso nunca podiam descansar em sitio que as pessoas de cor branca podiam tais como hóteis e pousadas.
"Tenho um sonho de que os meus quatro filhos pequenos irão um dia viver num país em que não serão julgados pela cor da sua pele mas sim pelo conteúdo do seu carácter"
Martin Luther King diz que tem um sonho de que o racismo e as diferenças entre as pessoas de diferente cor diminuam, e ainda que gostava que as pessoas não fossem julgadas pelo seu tom de pele mas sim pelo mais importanto ou seja o conteúdo do seu carácter.
Sem comentários:
Enviar um comentário